Comerc Energia vê demanda crescente por autogeração solar no mercado livre de energia

Por Ricardo Casarin

A Comerc Energia vê demanda crescente por autogeração solar no mercado livre de energia. A empresa estruturou uma área específica para atender essa tendência e espera continuidade no avanço do setor fotovoltaico nos próximos anos. “A Comerc acredita muito no desenvolvimento da fonte solar no Brasil. Temos notada muitas novas usinas e outorgas”, aponta a diretora de geração da Comerc, Josiane Palomino.

“Uma forma de notar essa evolução foi a estruturação de uma nova área na Comerc. Percebemos que clientes do mercado livre tinham interesse em desenvolver projetos de geração e autoprodução e montamos esse selo para prestar serviços e assessoria para esse tipo de consumidor”, conta.

Palomino expressa que a fonte solar tem atraído diversos segmentos da economia. “Observamos uma movimentação de clientes de vários setores, tanto industriais como comerciais, interessados em investir em projetos de fonte solar que permitam a autoprodução.”

Ela acredita que um dos fatores de incentivo é a preocupação das empresas em ter uma imagem associada com a proteção ambiental. “É uma solução que pode passar essa mensagem de defesa do meio ambiente e redução das emissões de carbono. A geração renovável por meio de fontes limpas pode ser usada como um diferencial para os negócios.”

A diretora avalia que houve evolução da demanda desse tipo de projeto e acredita na continuidade do crescimento em 2020. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) espera um crescimento de 260% na geração distribuída solar fotovoltaica em comparação ao volume anual adicionado em 2019 e de 170% frente ao total acumulado até 2019, passando de 2,0 GW para 5,4 GW. 

Palomino avalia que a velocidade da expansão da geração distribuída no mercado cativo dependerá do direcionamento dado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dará a questão. “É um setor importante e é uma tendência da tecnologia da geração solar, que permite a instalação mais próxima ao consumidor. Mas essa situação do mercado cativo vai depender da Aneel. No Ambiente de Contratação Livre (ACL), o interesse irá continuar independente de uma maior abertura ou não. É uma forma do consumidor ter uma geração própria e reduzir seus custos.”   

fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/comerc-energia-ve-demanda-crescente-por-autogeracao-solar-no-mercado-livre-de-energia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: