Brasil deve totalizar cerca de 3 GW em importação de equipamentos fotovoltaicos em 2020, aponta diretor da Greener

Neste primeiro trimestre, entrou algo em torno de 1,6 GW, com boa parte desse volume destinado à geração centralizada

O mercado brasileiro fotovoltaico deve totalizar a entrada de cerca de 3 GW em equipamento em 2020, aponta o diretor da Greener, Marcio Takata. A estimativa leva em conta os impactos da pandemia de coronavírus na demanda do setor.

“No primeiro trimestre, entrou algo em torno de 1,6 GW, com boa parte desse volume destinado a atender a geração centralizada, um segmento que não foi muito afetado na entrada de equipamentos. A crise e a redução da demanda começaram a ser sentidas em abril e devemos ter uma desaceleração em maio”, declarou o especialista, durante webinar promovido pelo Fototalks.

Takata avalia que o mundo todo passa por um momento de incerteza e questão cambial tem afetado o setor no curto prazo. “Não só na demanda, mas também no custo dos equipamentos. Mas a geração distribuída, especialmente a fotovoltaica, permanece com bons fundamentos para receber investimentos. É preciso continuar trabalhando pensando no médio e longo prazo.”

Ele destaca que há projetos sendo desenvolvidos pensando em uma retomada importante para o mercado. “Ainda há bastante interesse no Brasil por parte de fabricantes e investidores em geração. Quem conhece bem o setor enxerga muitas oportunidades no país. Ainda temos muita coisa para ser trabalhada e desenvolvida.”

“O mercado solar do Brasil precisa ser observado, porque será fundamental para o próprio desenvolvimento energético do país. Está todo mundo sendo impactado no momento, mas a visão tem de ser de médio e longo prazo.”

O especialista acredita que um cenário pós-pandemia poderá ser positivo para as fontes renováveis. “Vejo uma mudança grande no comportamento das pessoas. O mundo vai ser diferente e o mercado será afetado por isso. Os consumidores deverão ter uma visão mais favorável a sustentabilidade e as fontes renováveis.”

“A digitalização foi acelerada nas empresas e na sociedade e os empreendedores precisam estar atentos a isso. O que eu imaginava que iria acontecer nos próximos cinco ou dez anos está ocorrendo em alguns meses”, completa Takata.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: