Apesar de impactos da COVID-19, fonte solar poderá apresentar forte retomada entre 2021 e 2024

Segundo avaliação, se governos incentivarem as fontes renováveis em pacotes de estímulos, a energia fotovoltaica deverá passar por um forte crescimento nos próximos quatro anos

Por Ricardo Casarin

O mercado global de energia solar irá experimentar uma retração de 4% em 2020, mas poderá apresentar forte retomada entre 2021 e 20214, aponta pesquisa Global Market Outlook da associação SolarPower Europe. Nesse ano, deverão ser instalados 112 GW em nova capacidade de geração solar, um recuo de 32 GW em relação ao estimado em 2019.

De acordo com o estudo, a queda está relacionada a redução da demanda, restrições no trabalho e problemas na cadeia de fornecimento decorrentes da pandemia de COVID-19. Porém, se governos optarem por incentivar fontes renováveis em pacotes de estímulos, a energia solar deverá passar por um forte crescimento nos próximos quatro anos, com novas instalações totalizando 150 GW em 2021, 168 GW em 2022, 184 GW em 2023, e 200 GW em 2024. Dentro desse cenário, o relatório ainda projeta que a capacidade global de energia solar irá atingir a escala de terawatt em 2022. 

“Dependendo as prioridades dos pacotes de recuperação, podermos retomar o crescimento expressivo da energia solar fotovoltaica nos próximos cinco anos. Esse é um momento favorável para investir em tecnologias do futuro, que irão permitir atender a demanda de energia e metas de clima. Hoje, a geração solar entrega energia barata e confiável para milhões de residências e empresas ao redor do mundo e é imperativo manter essa tendência enquanto o mundo se recupera da pandemia”, declarou o presidente da entidade, Aristoles Chantavas.

“O baixo custo e a versatilidade da fonte solar impulsionou sua rápida expansão em novos mercados. Em 2019, 16 países adicionaram mais de 1 GW de potência. Para efeito de comparação, em 2018, onze países haviam atingido essa marca. Isso mostra que como o setor está se espalhando pelo mundo e criando novas oportunidades. É positivo ver novos mercados se comprometendo com o futuro da energia solar”, acrescentou o dirigente.

O presidente do conselho da Global Solar Council, Gianni Chainetta, destacou a necessidade de incluir a energia solar em pacotes de recuperação dos efeitos econômicos da pandemia. “Conforme nós saímos da fase mais aguda da crise de saúde, é imperativo que o setor fotovoltaico e toda sua cadeia de valor retomem as atividades para garantir investimentos, empregos e negócios. Mas a pandemia abriu os olhos para a necessidade de colocar a energia solar no coração de políticas estimulo em função do seu potencial de conectar proteção ambiental com saúde pública.”

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: