ABSOLAR amplia debate com ministérios sobre o papel da energia solar na recuperação econômica

Entidade participou de reuniões com representantes das pastas de Minas e Energia, Ciência, Tecnologia e Inovações e Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) participou de reuniões com representantes dos ministérios de Minas e Energia (MME), Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para discutir o papel da fonte na recuperação econômica do país.

A associação esteve com o MME para discutir o tema com o secretário de Energia Elétrica da pasta, Rodrigo Limp. Em ofício da ABSOLAR enviado ao MME, estão elencadas propostas objetivas que devem ser adotadas pelo ministério para a retomada econômica do país, também no âmbito do Pró-Brasil, tanto para Geração Centralizada como Geração Distribuída, bem como para a cadeia produtiva. Outra iniciativa apontada pela associação ao ministério é a frente de financiamento e acesso ao crédito. 

No encontro com o MCTI, a associação tratou, entre outras coisas, sobre as atualizações da lista de componentes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS) e da Lei da Informática e Lei do Bem. Os temas tiveram avanços e o ministério se colocou à disposição para manter os diálogos com a associação. 

“Neste momento existem oportunidades para o setor de energia solar fotovoltaica, porém o desafio será trazer investidores. Agora é necessária uma visão efetiva para que o Brasil se torne um player e não apenas um consumidor da tecnologia”, assinalou a ABSOLAR.

Por fim, no encontro com o MAPA, a entidade destacou como a energia solar fotovoltaica pode ajudar o produtor rural por meio do financiamento para aquisição de módulos e sistemas fotovoltaicos. Atualmente existem programas voltados para o agronegócio, como o Inovagro e o Pronaf, além de outras linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

O setor de energia solar fotovoltaica apresenta grande potencial como ferramenta estratégica para acelerar a recuperação econômica verde da economia brasileira, por gerar emprego, renda e arrecadação para o governo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: