Energia solar em 5 mil municípios mostra potencial do segmento para retomada da economia, diz MME

Segundo o ministro Bento Albuquerque, investimentos no setor serão responsáveis por boa parte do crescimento da oferta de energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a marca histórica de 5 mil municípios com energia solar fotovoltaica instalada em telhados e pequenos terrenos é uma sinalização importante do potencial do setor para a retomada da economia.

O governo aposta nos investimentos do setor para garantir o combate ao desemprego e impulsionar o crescimento da renda do brasileiro. Segundo o ministro, a marca atingida demonstra o enorme potencial brasileiro para a energia solar e para as energias renováveis de forma geral, que são responsáveis por 83% de toda a energia consumida no país.

“Os investimentos em energia solar, que serão responsáveis por boa parte do crescimento de nossa oferta de energia nos próximos anos, terão papel essencial na retomada do crescimento de nossa economia, com geração de empregos e renda e contribuindo para o meio ambiente e segurança energética”, afirmou Albuquerque ao Portal Solar.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), atualmente o país conta com 3,5 gigawatts instalados e 294 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Isso representa mais de R$ 17 bilhões em investimentos acumulados desde 2012.

Os empregos gerados pelo setor nos 5 mil municípios, que representam 89,8% do total no Brasil, ultrapassam 120 mil trabalhadores que atuam com projetos de geração distribuída.

Albuquerque tem defendido que o país é exemplo para o mundo em sustentabilidade na geração de energia elétrica. “Estamos vendo nesse período de pandemia alguns países com apagões e aqui estamos já há seis meses com segurança energética. As nossas fontes limpas e renováveis representam 85% da geração de energia elétrica brasileira enquanto a média no mundo é 24%. Isso é motivo de orgulho”, disse.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: