Inmetro dá aval para Eternit comercializar telha que gera energia solar

Empresa estima que o uso da tecnologia possa reduzir o custo de um sistema solar em até 20%

A fabricante de materiais para construção Eternit conseguiu o aval do Inmetro para a venda da telha de concreto que capta energia do sol por meio de células fotovoltaicas aplicadas diretamente sobre ela, substituindo os painéis solares tradicionais, para produzir energia. Desenvolvida no Brasil, a cobertura gera, em média, 1,15 Kwh de energia fotovoltaica por mês e tem expectativa de retorno sobre investimento de até 5 anos.

A fábrica da Tégula Solar, marca que pertence ao grupo, em Atibaia, interior de São Paulo, produzirá as telhas solares, que neste momento serão direcionadas para clientes selecionados pela empresa para realização do projeto piloto.

Com perspectiva de comercialização para o grande público em meados do próximo ano, cada telha solar, cujo tamanho é de 36,5 cm por 47,5 cm, tem potência de 9,16 watts, o que se reflete em uma capacidade média mensal de produzir 1,15 Quilowatts hora (Kwh) por mês. 

A empresa estima que o uso da tecnologia possa reduzir o custo de um sistema solar em até 20%. Para uma residência pequena, são necessárias cerca de 150 telhas; casas de alto padrão devem utilizar até 600 unidades. O restante do telhado pode ser feito com telhas comuns. Os modelos em concreto têm duas opções de acabamento e cinco cores: cinza grafite, cinza pérola, marfim palha, bege colonial e vermelha.

“Estamos estimando uma economia entre 10% e 20% no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares montados em cima de telhados comuns”, afirmou Rodrigo Inácio, diretor comercial do Grupo Eternit.

De acordo com Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit, o projeto foi desenvolvido durante um ano para apresentar ao mercado de construção civil o primeiro modelo aprovado feito em concreto, com várias opções de cores e de acabamentos, e células fotovoltaicas integradas no material. “Temos também outra linha, essa em fase final de desenvolvimento para futura homologação, utilizando telhas de fibrocimento. Em breve, os produtos estarão disponíveis para os consumidores”, afirmou.

Fundada há quase 80 anos, a empresa usará a marca Eternit Solar para nomear uma nova unidade que abrirá em breve pelo grupo para produzir e comercializar as linhas fotovoltaicas.

O Grupo Eternit mantém-se na liderança do mercado de coberturas no País, com crescimento de 48% no volume de venda de telhas de fibrocimento, no segundo trimestre desse ano em relação ao mesmo período de 2018. No acumulado ao ano, o aumento é de 34%. A produção e a comercialização de telhas de concreto com a marca Tégula são de aproximadamente um milhão de unidades.

Fonte: www.portalsolar.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: