Inovações em tecnologias de armazenamento tiveram crescimento médio de 14% ao ano na última década

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), tecnologias acessíveis e flexíveis podem impulsionar a transição energética a partir de fontes limpas

Inovações em sistemas de armazenamento tiveram crescimento médio de 14% ao ano na última década, aponta estudo desenvolvido pela Agência Internacional de Energia (AIE) em conjunto com o Instituto Europeu de Patentes. A pesquisa aponta que, tecnologias acessíveis e flexíveis podem impulsionar a transição energética, permitindo que as fontes renováveis sejam utilizadas em uma grande variedade de aplicações.

O levantamento mostra que, entre 2005 e 2018, o número de patentes relacionadas a baterias e outros sistemas de armazenamento de energia cresceram a uma média anual de 14% no mundo, quatro vezes mais rápido que o patamar de outros campos tecnológicos.

A análise também mostra que as baterias respondem por quase 90% das atividades de patente na área do armazenamento, e que o crescimento das inovações é impulsionado por avanços nas baterias recarregáveis de íon lítio utilizadas em veículos elétricos e aparelhos eletrônicos. 

A mobilidade elétrica em particular está proporcionando o desenvolvimento de novas químicas de íon lítio que permitem maior potência, durabilidade, velocidade de recarga e reciclabilidade. O progresso tecnológico também é incentivado pela necessidade de integrar maiores quantidades de fontes renováveis, como eólica e solar, à matriz elétrica dos países.

O estudo aponta que Japão e Coreia do Sul estabeleceram um forte liderança global na tecnologia de baterias, e que o progresso técnico e a produção em massa levaram a uma redução significante nos preços nos últimos anos, com um declínio de quase 90% desde 2010 nas baterias de íon lítio para veículos elétricos, e ao redor de dois terços para aplicações estacionárias.

A AIE destaca que desenvolver sistemas de armazenamentos melhores e mais baratos é um grande desafio para o futuro. A pesquisa estima que, para que o mundo atenda as metas de clima e energia, cerca de 10 mil gigawatts-hora de baterias e outras formas de armazenamento são necessárias até 2040, cinquenta vezes o tamanho do atual mercado global.

“As projeções da AIE deixam claro que o armazenamento de energia terá que crescer exponencialmente nas próximas décadas para permitir que o mundo atinja as metas de clima e energia sustentável. Acelerar a inovação será essencial para conseguir esse crescimento”, disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. 

O presidente do Instituto Europeu de Patentes, António Campinos, afirma que a tecnologia é essencial para responder a demanda por mobilidade elétrica e permitir a transição para fontes renováveis. “O crescimento rápido e sustentável nas inovações nos sistemas de armazenamento mostra que pesquisadores e empresas estão atuando no desafio da transição energética.” 

“Os dados de patentes revelam que, enquanto a Ásia tem uma forte liderança nessa indústria, os EUA e a Europa podem contar com um rico ecossistema de inovações, incluindo um grande número de pequenas e médias empresas e institutos de pesquisa”, acrescentou Campinos.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: