Fontes renováveis estão entre os segmentos de infraestrutura mais resilientes aos impactos da pandemia

Segundo relatório da gestora de investimentos Foresight Group, projetos de energia limpa têm grande capacidade de assegurar financiamentos

As fontes renováveis estão entre os segmentos de infraestrutura mais resilientes aos impactos da pandemia de COVID-19, aponta relatório da gestora de investimentos britânica Foresight Group. De acordo coma a análise, isso se deve à capacidade de projetos de energia limpa assegurar financiamentos e aos esforços de governos para expandir a economia verde.

O relatório, que examinou 23 segmentos, mostrou que, enquanto a infraestrutura se mostrou uma classe de ativo altamente resiliente, houve diferenças substanciais no desempenho de diversas indústrias. Enquanto o investimento global em renováveis deverá cair 10% em 2020, em razão da pandemia, o efeito nas usinas de geração solar centralizada deverá ser bem menor, graças ao declínio dos custos.

Impulsionado por uma série de acordos de financiamento, o segmento de grandes usinas fotovoltaicas no Reino Unidos registrou 2.6 GW adicionados no primeiro semestre, próximo aos 2.9 GW instalados no mesmo período de 2019.

O Foresight Group também destaca que, com os governos pressionados para garantir uma recuperação ambientalmente sustentável da pandemia, o setor de renováveis também se beneficia em termos de resiliência política e regulatória. Em maio, um estudo da União Europeia apresentou a energia solar e eólica como um dos pilares de recuperação do bloco.

O relatório assinalou que, enquanto as usinas de geração fotovoltaica melhoraram sua resiliência de custos durante a crise, a geração por carvão foi atingida por altas de preços e baixa demanda, o que resultou no Reino Unido ficando dois meses sem esse tipo de energia em 2020. 

Levando em conta que a ocorrência de futuras pandemias é imprevisível, a diversificação por parte dos investidores em um leque amplo de segmentos de infraestrutura será importante para mitigar riscos e limitar impactos adversos, alerta a análise. 

A Foresight Group gerencia cerca de 150 usinas fotovoltaicas e possui mais de 1.4 GW de ativos de geração solar ao redor do mundo. Recentemente, a companhia anunciou a formação de uma joint-venture com a Elgin Energy para desenvolver um portfólio de 200 MW em projetos de energia solar no Reino Unido.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: