Expansão de perspectivas de energia solar no Brasil

O Brasil é conhecido por suas condições extremamente favoráveis ​​à produção de energia por meio de sistemas fotovoltaicos (FV). Notavelmente, de acordo com um relatório da Clean Energy Latin America (CELA), a menor irradiação solar do país é melhor do que a maior da Europa.

Como resultado, ao longo de 2019, a energia solar se destacou como a fonte de energia mais competitiva entre todas as renováveis ​​do país.

Desenvolvimentos solares recentes no Brasil

Considerando as abundantes perspectivas do mercado solar brasileiro, empresas em todo o mundo identificaram o país como um lucrativo centro de investimentos. Evidentemente, o setor fotovoltaico brasileiro atraiu mais de R $ 16,15 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, ao mesmo tempo que gerou cerca de 182.000 empregos no país.

Esses investimentos, juntamente com a queda nos custos de PV e o aumento nos preços da energia, estão aumentando a taxa de instalação de energia solar no Brasil, expandindo assim sua pegada solar. Em julho de 2020, o Brasil ultrapassou a marca de 6 gigawatts (GW) de energia solar instalada, de acordo com os últimos dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).  

Mais cedo, em março de 2020, o Brasil deu as boas-vindas à sua maior usina solar, a usina solar Atlas Casablanca, com uma capacidade instalada de 330MW, equipada para produzir energia suficiente para abastecer uma cidade de 1,4 milhão de habitantes.

O que vem pela frente?

Em junho de 2020, o Ministério de Minas e Energia do Brasil (“MME”) disse que espera mais de 8.000 MW de capacidade solar a serem adicionados nos próximos 10 anos, cortesia de um novo protocolo para a emissão de debêntures verdes. Além disso, a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil deve chegar a 14 GW em 2026 e 125 GW em 2040.

Fonte: clickpetroleo.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: