Energia solar: Brasil avança com nova usina solar flutuante

A tecnologia de flutuação solar está se tornando uma virada de jogo no setor de renováveis, permitindo combinar energia solar e hidrelétrica.

O Brasil está promovendo projetos de energia solar flutuante. A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), abriu concurso público para manifestar seu interesse em selecionar potenciais parceiros privados e / ou públicos para desenvolver projetos de geração de energia elétrica, de fonte solar fotovoltaica flutuante, a serem instalados no reservatório Billings.

Neste contexto, a EMAE convida titulares de capital, direitos, projetos e / ou eventuais oportunidades de negócios a manifestarem interesse no desenvolvimento de projetos flutuantes de geração de energia solar fotovoltaica, visando futura participação nos Ambientes de Contratação Regulada (ACR) e / ou Contratação Livre (ACL). Relatório da Energía Limpia XXI afirma que a estrutura básica do negócio pode ser a constituição de um Consórcio, com o objetivo de constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), ou de instrumento de uso exclusivo necessário à implantação do empreendimento, à discrição da EMAE.

Os empreendimentos poderão ser explorados até o término da concessão do complexo Henry Borden, que ocorrerá em 31/11/2042 ou outro prazo a ser definido pela ANEEL em Outorga. A participação da EMAE na parceria dar-se-á através de capital ou bens, incluindo a disponibilização de locais para a implementação dos projectos, bem como experiência e formação na geração de energia eléctrica, devendo ter participação no resultado da venda dos energia gerada. A potência de referência por projeto será maior ou igual a 1MWp e menor ou igual a 30MWp.

Fonte: www.clickpetroleo.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: