Pernambuco avança no uso de energia solar em poços artesianos

Ação permite o bombeamento da água em regiões remotas do sertão pernambucano, mudando assim a vida de centenas de pessoas 

Os poços artesianos com energia solar estão transformando a vida de centenas de pessoas do sertão de Pernambuco. Painéis solares estão sendo acoplados e, com a energia produzida, possibilita bombear água nas regiões remotas, tornando assim o sol um grande aliado na busca do recurso hídrico. Mesmo em áreas distantes, onde o acesso é restrito à energia elétrica, a solução de bombeamento solar resolve um dilema secular.

A potência gerada pode bombear, em média, 1.700 litros de água por hora, três vezes mais do que um poço a cata-vento, tecnologia utilizada antigamente. Com o equipamento, não há gastos com conta de luz. Além disso, a instalação fotovoltaica tem custos de operação e manutenção baixos, dado que o sol ainda é de graça. Uma vez instalados os equipamentos, a operação é autônoma, a manutenção é simples e o equipamento possui vida útil de mais de 25 anos. E a meta é instalar 1.040 poços  até junho de 2021.

A instalação de poços artesianos totalmente movidos a energia solar foi uma das soluções inovadoras da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para promover segurança hídrica no sertão pernambucano. Por meio da superintendência regional em Petrolina (PE), a empresa iniciou a instalação das primeiras unidades na localidade Cacimba Velha, zona rural do município. A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina, responsável pela perfuração dos poços, que usam painéis fotovoltaicos para converter o calor armazenado em energia para o bombeamento da água.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, essa é a primeira experiência da Companhia com instalação de poços usando energia solar. “Foi um trabalho pensado em conjunto com o presidente da Companhia, Marcelo Moreira. Observamos que cata-ventos têm problemas mecânicos com certa frequência e a energia elétrica gera despesas periodicamente. Com essa nova maneira de bombear água, em um dia de sol intenso, o equipamento registra capacidade de até 1,7 mil litros de água por hora, o suficiente para encher um reservatório que vai dar um mínimo de segurança hídrica para a região”, disse Aurivalter.

Mas esta iniciativa não está centrada apenas em Pernambuco. Em 2019, a cidade de Santa Rita, na Paraíba, ganhou o primeiro poço artesiano com energia solar com o objetivo de fornecer água às comunidades mais carentes do município.

Com investimentos da ordem de R$ 7 mil, a intenção da Prefeitura da cidade era evitar que comunidades carentes ficassem sem água quando não conseguissem arcar com o pagamento da conta de energia elétrica. O poço artesiano conta com um sistema de armazenamento energético, ligado a dois geradores fotovoltaicos, que garante eletricidade o ano todo para a comunidade.

A primeira comunidade beneficiada com o projeto foi o assentamento Santa Filomena. A proposta da prefeitura era atender, num futuro próximo, mais três comunidades do entorno da região.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: