Geração solar fotovoltaica registra aumento de 1,7% em outubro, aponta levantamento da CCEE

De acordo com o boletim, fonte obteve 694 MW médios, contra 683 MW médios no mesmo período do ano passado

A geração solar fotovoltaica registrou aumento de 1,7% em outubro, conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). De acordo com o boletim, a fonte obteve 694 MW médios, contra 683 MW médios no mesmo período do ano passado. Além da solar, apenas a hidráulica obteve incremento no mês, com resultado 5% superior ao de outubro de 2019.

As usinas térmicas tiveram queda de 4,3% no período e as eólicas de 6,3%. No total, a geração do país cresceu 1,3% na comparação com o mês de outubro do ano passado. Ainda conforme a CCEE, o consumo de energia elétrica continuou demonstrando recuperação, após ter sido duramente impactado pela pandemia de COVID-19. O indicador apresentou aumento de 1,4% na mesma base de comparação.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) foi considerado destaque, com alta de 7% em relação a outubro do ano passado. Ao se expurgar o efeito das migrações advindas do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), o resultado permanece positivo, atingindo 2%. Os Consumidores Livres ampliaram em 9,3% o volume consumido de energia, enquanto os consumidores especiais chegaram a 3,1% de crescimento, ambos sem considerar o expurgo de migrações entre os ambientes.

O ACR registrou queda de 1% em relação ao mesmo período de 2019. Uma vez desconsiderado o efeito das migrações para o ACL, no entanto, o mercado regulado teria apresentado um aumento 1,2% na mesma base de comparação. A CCEE ressaltou que os resultados são preliminares e sofrerão alterações até que todos os dados faltantes sejam contabilizados.

Entre os estados, a câmara destacou o crescimento do consumo de energia elétrica no Mato Grosso (14%), Tocantins (12%) e Rondônia (10%), sendo o ACR o grande responsável pela alta. Na outra ponta do ranking, as informações preliminares apontam que Rio Grande do Sul (- 10%), Rio de Janeiro (- 1%) e o Distrito Federal (- 1%) foram as regiões que registraram retração frente ao mesmo mês do ano passado.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: