Mercado interno surpreende e energia solar ultrapassa 7 GW de potência instalada

IMAGEM-DESTACADA

Uma das fontes de energia renovável que mais cresce no Brasil, energia solar ultrapassa 7 GW de potência instalada, segundo Absolar

A Associação Brasileira de Energia Solar – Absolar, mostrou que a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica ultrapassa 7 gigawatts, valor impulsionado principalmente pela geração de energia distribuída em residências, empresas, áreas rurais e indústrias. Do total da fonte renovável no Brasil, 76% é representado pelos setores de comércio e serviços.

O setor ainda conta com 13,2% vindo de consumidores rurais, seguidos de indústrias com 8,9%, os poderes públicos com 1,2% e vindo por último a iluminação pública, com 0,02%. Já em número de sistemas instalados, os usuários residenciais ocupam o primeiro lugar na geração distribuída de energia, respondendo por 72,8% do total.

O setor de energia solar vem crescendo a cada ano no Brasil, com os projetos nos leilões, o setor tem um investimento desde 2012 de R$ 35 bilhões.

A Absolar em nota diz que “Em 2019, a fonte foi a mais competitiva entre as fontes renováveis nos dois Leilões de Energia Nova, A-4 e A-6, com preços-médios abaixo dos US$ 21,00/MWh”.

O segmento é a sétima maior fonte de energia no país, sendo presente nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e no Tocantins.

Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, afirmou em um comunicado que “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”.

Fonte: www.clickpetroleoegas.com.br veja mais no site.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *