Energia solar bate recorde no Brasil

A energia solar mudou a paisagem das cidades. É cada vez maior o número de telhados cobertos por placas fotovoltaicas.

Em meio ao apagão no Amapá, a energia solar bate recorde no Brasil.

A energia solar mudou a paisagem das cidades. É cada vez maior o número de telhados cobertos por placas fotovoltaicas. E, nos próximos dias, essa energia deverá alcançar a marca de sete gigawatts de capacidade instalada. Isso equivale a aproximadamente meia hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.

As grandes usinas solares que fornecem eletricidade para o sistema interligado nacional respondem pela menor parte dessa geração. A maior fatia do bolo vem dos telhados. O setor de comércio e serviços aparece à frente quase empatado com os consumidores residenciais.

“Até o ano passado, as grandes usinas de energia solar fotovoltaica lideravam o crescimento da energia solar. Agora são os pequenos sistemas no telhado, na fachada de um edifício, numa casa, numa empresa, no produtor rural ou no prédio público que estão liderando a solar no Brasil”, diz o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

No Rio, o maior mercado municipal, o Cadeg, instalou há um ano e meio o maior telhado solar do estado. As mais de 5 mil placas fotovoltaicas instaladas no telhado do mercado já garantiram uma economia de R$ 900 mil na conta de luz. A grande vantagem desse modelo de negócio, que se espalha rapidamente pelo Brasil, é que o cliente, no caso o mercado, não gasta um centavo sequer com a instalação desse sistema.

Fonte: www.g1.globo.com veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: