Energia solar será fonte mais barata de eletricidade nova no mundo

Relatório prevê que será mais caro operar uma usina de carvão ou gás natural do que construir parques solares ou eólicos.

Uma análise idealizada pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indica que, em cinco anos, será mais caro operar uma usina existente de carvão ou gás natural do que construir parques solares ou eólicos. Sendo assim, as fontes eólica e solar são as tecnologias mais baratas de eletricidade nova na maior parte do mundo atualmente.

De acordo com Seb Henbest, economista-chefe da BNEF, ainda há um limite econômico para a expansão dessas fontes de energia limpa. Segundo o economista, haverá um ponto de saturação em cada país. “A tecnologia não reduzirá mais os custos de geração em comparação com o funcionamento das centrais de geração térmica existentes”, explicou.

Na avaliação da BNEF, as energias renováveis não ganharão mais que 70% ou 80% do mercado de geração de eletricidade. Mesmo na Europa, que conta com rigorosas políticas de incentivo as matrizes limpas e desencoraja combustíveis fósseis, as tecnologias eólica e solar provavelmente não ultrapassarão 80% da oferta. “Mas não vamos atingir esses limites tão cedo”, afirmou Henbest, em apresentação que descreve as primeiras conclusões do New Energy Outlook, da BNEF.

Para a BNEF, a transição para energias renováveis deve remodelar uma série de setores, especialmente o de transporte marítimo, já que um terço das milhas de carga transportadas por navios são provenientes de combustíveis fósseis ao redor do globo, e 70% dessa porção é petróleo.

Segundo Henbest, é bem possível que haja uma reformulação da demanda de transporte marítimo e ferroviária, o que pode significar menor consumo de energia e emissões mais baixas. Ele acrescenta ainda que à medida que as energias renováveis obtêm participação no mercado de petróleo, gás e carvão, as companhias de transporte marítimo que entregam esses combustíveis sofrerão um impacto.

As previsões da BNEF se somam às pesquisas que mostram por que as renováveis têm se expandido na maioria dos mercados de energia. Recentemente, a Agência Internacional de Energia (AIE) informou que a energia solar começa a substituir o carvão como a forma mais barata de eletricidade.

Com uma equipe de especialistas ao redor de seis continentes, a BloombergNEF (BNEF) disponibiliza dados, notícias, análises e insights independentes, empoderando tomadores de decisões a navegarem com confiança pelas mudanças dos mercados de energia atuais. Oferece uma ampla variedade de serviços por assinatura, incluindo notícias, a maior base de dados do setor de energia renovável e pesquisas elaboradas por especialistas da indústria. O serviço de assinatura também conta com uma consultoria personalizada, workshops e eventos especializados. Disponibiliza pesquisas, prognósticos, análises e dados e análises de forma aprofundada sobre diversos setores.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: