Crescimento da procura pelo setor de energia solar no Brasil é apontado pela Win Energias Renováveis

A empresa busca terminar o ano com aumento de 50% nos negócios

A empresa Win Energias Renováveis é uma distribuidora de equipamentos relacionados à energia fotovoltaica, pertencente ao Grupo All Nations. Essa desenvolveu um olhar positivo diante da demanda do segmento de energia solar no Brasil, visto que os seus registros indicam que houve, em relação ao período anterior, um aumento de 110% da quantidade de negócios realizados no terceiro trimestre. 

Camila Nascimento, diretora comercial da empresa, destacou esse crescimento em entrevista ao Portal Solar. “Atribuímos esse crescimento a demanda de mercado. Tanto os clientes residenciais como as empresas buscam meios de reduzir custos em meio ao cenário de pandemia e economia desacelerada. O mercado solar teve um crescimento exponencial no país”.

Segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), só no primeiro semestre do ano, a quantidade de instalações aumentou em 45%. Diante do volume acumulado, o Brasil registrou um crescimento de aproximadamente 230% por ano nos sistemas de geração inseridos em propriedades rurais, indústrias, comércios e residências. 

“O que pode atrapalhar é a falta de alguns insumos e serviços na cadeia de fornecimento. Recentemente houve falta de vidro e de reservas de navios. Agora estão faltando contêineres disponíveis para os embarques de módulos”, acrescenta Camila, que prevê a manutenção dessa conjuntura no fim deste ano, crescendo mais da metade do valor computado no terceiro trimestre. 

Além disso, a diretora apontou que esse cenário ocorre não somente pelo aquecimento do setor solar, mas também devido à procura de outros produtos fabricados na China. “É um período complexo, com Black Friday e Natal, há muita compra de produtos chineses, o que causou essa escassez de áreas de suporte, logística e acessórios.”

A executiva conta que uma regularização poderá acontecer apenas em 12 de fevereiro, período que sucede o Ano Novo Chinês. “É um período que a China para. Estamos correndo para organizar tudo e nos abastecer. Não nos faltou produto, não ficamos desabastecidos, mas está sendo difícil.”. 

Adotando o sistema de home office para seus colaboradores, a Win Energias Renováveis continuará seguindo esse modelo até o fim da pandemia causada pelo coronavírus. Após a resolução das problemáticas envolvendo a saúde do país, a empresa seguirá um modelo híbrido. 

“Percebemos uma produtividade muito grande com o home office. Quando a pandemia passar, os funcionários vão trabalhar uma vez por semana no escritório, em um formato de coworking. Com isso, conseguimos mudar para um escritório bem menor, para equipes atuarem nesse sistema”, finaliza a diretora.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: