Adesão à energia solar avança em Mato Grosso

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que mais de R$ 13 bilhões em investimentos em energia solar foram realizados em 2020 no país, número 52% maior que o registrado no ano anterior. A capacidade instalada cresceu 64% entre os períodos, passando de 4,6 gigawatts para 7,5 gigawatts.

Ao todo, segundo a entidade, são 350 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede no país. Dos cinco Estados com maior potência instalada, Mato Grosso ocupa o quarto lugar no ranking nacional, atrás apenas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Já no quesito municipal em Mato Grosso, Cuiabá e Sorriso são destaques em potência instalada.

Produtor na região de Cláudia ( 90km de Sinop) o agricultor Denes Berticelli apostou no sistema de energia solar como alternativa para baratear os custos com a eletricidade. “Já faz um ano e meio que tenho as placas solares em pleno funcionamento e gostei do investimento porque elas estão, hoje, se pagando. Ao longo de cinco anos todo o meu investimento estará pago e terei, pelo menos, mais 20 anos de custo com energia praticamente zerado”, relata o agricultor.

Berticelli compõe o grupo de mato-grossenses que decidiu implementar o sistema fotovoltáico, aproveitando-se das taxas de juros e prazo de pagamento diferenciados ofertados no mercado. Associado à Sicredi Celeiro do Mato Grosso em Cláudia, foi na cooperativa que ele encontrou todo o suporte para o que precisava. “O dinheiro que eu usava para pagar energia eu estou utilizando para pagar o Sicredi. O recurso do Sicredi é bom, bem como as taxas de juros. Quem ainda não colocou [energia solar] eu recomendo. É um investimento que nos ajuda, bem como ao sistema energético do país”, relatou Berticelli.

A Sicredi Celeiro do Mato Grosso já desenvolveu três campanhas para apoiar a implementação dos projetos de energia solar. A última entrou em vigor em janeiro deste ano e segue até o próximo dia 26. “Em janeiro e fevereiro a Cooperativa está com uma condição especial para você que quer financiar um projeto de energia solar. São taxas a partir de 0,58% ao mês, com prazo de até 120 parcelas para pagar. Nós financiamos até 100% do projeto, com carência de no máximo 180 dias para a primeira parcela”, destaca o assessor de Segmentos de Associados Pessoa Física, Fabiano Cozer.

A campanha é válida para as agências situadas nos municípios de Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Vera, Nova Ubiratã, União do Sul, Cláudia e Santa Carmem, além dos Distritos de Boa Esperança, Primavera e Água Limpa. Como lembra Andrey Alba, gerente da Agência Sinop Avenida Jacarandás, a instituição financeira cooperativa proporciona condições para que o associado possa financiar o projeto, a aquisição e a instalação das placas de energia solar. “Estamos ao lado do associado para colaborar com o desenvolvimento. Com a aquisição do sistema de energia solar, através do financiamento no Sicredi, você passa a ter equipamentos e tecnologia para gerar energia limpa e renovável para a residência ou negócio”, citou.

Fonte: www.sonoticias.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: