Energia solar fotovoltaica tem forte procura no Brasil e mercado de energia renovável se expande

Mercado de energia solar fotovoltaica tem grande procura e impulsiona a indústria de energia renovável brasileira.

O primeiro semestre desse ano de 2021 foi suficiente para que as instalações de energia solar fotovoltaica no Brasil atingissem 90,77% do total instalado no ano de 2018, segundo levantamento de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que controla o segmento de geração distribuída, que foi criado em 2012 através de sua Resolução Normativa 482.

Segundo a Aneel, foram feitas 31.896 novas conexões de micro e minigeradores à rede até o final de junho deste ano, quase o total de instalações realizadas no ano passado, que foi de 35.139 sistemas. Em investimentos, o volume já se aproxima dos R$ 4 bilhões movimentados pelo mercado de energia renovável distribuída em 2018, segundo informou o estudo da empresa Grenner, referente ao 1º semestre do segmento em 2019.

Aumento no número de instalações de energia renovável segundo a Grenner

Inúmeros fatores podem ser apontados para este aumento significativo no número de instalações de energia renovável. Um deles é a maior oferta de linhas de financiamentos em energia solar por bancos públicos e privados. Com taxas e prazos bem atrativos, essas linhas de crédito têm permitido a mais consumidores gerarem a própria energia, em especial empresas, sendo a forma de pagamento escolhida por 39,6% delas, de acordo com o estudo da Grenner.

Para os especialistas do segmento, a queda de 12% nos custos dos kits de energia solar refletida no primeiro semestre e, por outro lado, o alto preço da energia no Brasil têm contribuído para que milhares de consumidores optem pela energia solar em sua casa ou empresa.

Mudanças nas regras no segmento de energia renovável pela Aneel

As distribuidoras, que a cada ano perdem mais receita devido aos novos “prosumidores”, estão insatisfeitas e já pressionam a Aneel para que altere as regras do segmento. Essas possíveis mudanças, embora não sejam o fim das vantagens na instalação de placas solares, poderão aumentar o prazo de retorno sobre o investimento em energia solar renovável.

Enquanto o setor aguarda por uma posição da agência, consumidores correm para garantir seu sistema de energia renovável ainda sobre as regras atuais da Resolução Normativa 482. Diante desse cenário, segundo as projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o mercado de energia fotovoltaica deve atingir R$ 5,2 bilhões de investimentos neste ano, gerando cerca de 15 mil empregos.

Fonte: www.clickpetroleoegas.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: