Energia solar para poço artesiano é uma boa opção?

placas-solar-poço-artesiano-planel-engenharia-eletrica-solar

Se você é um produtor rural, pecuarista, possui alguma fazenda ou chácara de lazer, com certeza você já deve ter se deparado com alguma situação em que a falta de energia trouxe dor de cabeça ou preocupações para você. Se a falta de energia é uma dor para o meio urbano, muito mais para o rural, em que a distância é muitas vezes uma dificuldade para as fornecedoras de energia suprirem a manutenção necessária. E se você se identifica com isso, nós da Planel temos uma solução para te apresentar.

Dentre as dificuldades encontradas no campo, uma das mais comuns também se refere à água. Para isso, os produtores rurais valem-se de poços artesianos. Uma novidade que tem ganhado cada vez mais adeptos no meio rural é o uso de energia solar para poços artesianos. O projeto “Energia Solar para Bombeamento de Água no Semiárido Piauiense”, é um exemplo disso. Conduzido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto já instalou inúmeros sistemas que estão trazendo tecnologia para moradores de comunidades rurais localizadas na região de Floriano-PI e Oeiras-PI. 

O sistema é bastante simples e consiste em uma placa de energia solar e uma bomba colocada dentro do poço. Esta solução tem ganhado força em várias regiões do nordeste, como nas localidades de Lajedinho, Penedo e Laje, no município de Santaluz-BA, onde existem inúmeras soluções em sistemas fotovoltaicos. O mesmo tem acontecido nas regiões do Pernambuco, no município de Parnamirim-PE.

O segmento do Agronegócio tem muito a ganhar com soluções em sistemas fotovoltaicos para sanar as diversas necessidades do campo, como neste exemplo das placas solares. O agronegócio, segundo a ABSOLAR, é responsável por 8,7% dos investimentos na área de energia solar. E segundo a Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica, esta porcentagem só tende a crescer, uma vez que o agronegócio tem se desenvolvido cada vez mais.

Com o aumento das chamadas “chácaras de lazer” e o próprio crescimento do agronegócio, a tendência para o futuro é que cada vez mais o campo se torne um ambiente mais independente no quesito de produção energética, resolvendo inúmeros problemas históricos, como a falta de água no sertão nordestino, ou as simples oscilações no fornecimento de energia local. Painéis solares são capazes de fornecer energia para bombear desde o poço artesiano, manter uma residência no campo e até mesmo maquinários, luzes ou equipamentos de manutenção do empreendedor agropecuário!

E nós da Planel, com mais de 25 anos de história no segmento de Engenharia Elétrica e solar, mais de 1600 projetos executados, estamos prontos para te atender e saber mais sobre seu projeto e suas necessidades! Nossa equipe, altamente treinada e qualificada, segue todos os procedimentos necessários, desde o projeto, execução e acompanhamento. Garantia de qualidade para seu empreendimento.

Se você se interessou e quer saber mais sobre painéis solares, entre em contato hoje mesmo com nosso setor comercial através do chat de atendimento em nosso site, ou solicite contato preenchendo nosso formulário e nossos consultores entrarão em contato!

Além disso atendemos também pelos telefones:

(66) 3401-8001

(66) 3401-5717

E pelo WhatsApp:

(66) 9 9204-0882

Planel – Engenharia Elétrica e Solar, garantia de qualidade para seu empreendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: