Mercado solar brasileiro já cresceu 1 GW em 2020, diz ABSOLAR

Para a entidade, mesmo com a pandemia, o setor deverá crescer este ano, porém em patamares menores dos verificados nos exercícios anteriores

Por Ricardo Casarin

A potência instalada de geração solar fotovoltaica do Brasil apresentou crescimento de cerca de 1 GW entre janeiro e maio de 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O volume total do país atingiu a marca de 5,5 GW. “O mercado cresceu muito esse ano e a expectativa é de que continue crescendo. Óbvio que a pandemia afeta o setor e a economia como um todo. Não teremos o crescimento bombástico que projetávamos inicialmente”, declarou o presidente da entidade, Rodrigo Sauaia, durante um webinar promovido pela Intersolar, maior feira do setor.

A expectativa inicial era que 4 GW de novas capacidades de geração fossem adicionadas até o final do ano. Com os impactos da pandemia da COVID-19, esse crescimento será reduzido. “Desde o final de março, o mercado foi severamente impactado. Os dados chegam com um pouco de atraso, é provável que esses efeitos sejam mais perceptíveis nos próximos levantamentos”, disse o dirigente.

Outro fator de pressão é a forte valorização cambial do dólar. “A moeda está passando por uma escalada muito representativa e impactando mercado e fornecedores. Com a demanda caindo, vai gerar maior competição e necessidade de reduzir margens, enfatizou Sauaia.

Porém, ele avalia que a demanda represada poderá ser rapidamente reconquistada após a fase mais aguda da pandemia e das medidas restritivas for superada. “Observamos isso em países que já passaram por esse processo. O interesse do consumidor em reduzir custos e se engajar ambientalmente permanece.”

A ABSOLAR acredita que a fonte solar poderá ter um papel estratégico na retomada da economia brasileira nesse momento, atraindo bilhões de reais em novas investimentos privados, gerando milhares de empregos, fortalecendo a arrecadação do poder público e aliviando os custos da energia elétrica para os consumidores. “A energia solar também seguirá ajudando no combate às mudanças climáticas. Não podemos perder de vista que esse ainda é o maior desafio desse século”, completou Sauaia.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: