Sistema de bombeamento com energia solar é alternativa para facilitar o acesso à água

Além de ser mais barato, equipamento é de fácil instalação e pode levar água a milhares de pessoas, sobretudo para moradores de lugares remotos

A energia solar fotovoltaica pode ser uma alternativa para o bombeamento de água, uma vez que para levar a água de poços, reservatórios, represas, rios e lagos para o uso pessoal ou agropecuária é necessário utilizar energia. No entanto, a rede elétrica nem sempre está próxima ou disponível. De acordo com o Relatório Luz 2019, que analisou os objetivos de desenvolvimento sustentável, 34 milhões de pessoas não possuem acesso à água tratada e quase 600 mil domicílios ainda não dispõem de acesso à energia elétrica. 

O sócio-diretor da NeoSolar, Raphael Pintão, explica que a maioria dessas pessoas vive em locais remotos e por não terem água encanada nem energia elétrica para bombear a água acaba utilizando bombas movidas a diesel que, além de serem poluentes, exigem uma manutenção constante. “É difícil saber que muitas pessoas não têm acesso a água neste momento delicado em que estamos vivendo, de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, em que a higiene pessoal e do ambiente domiciliar é fundamental”, afirma. “O bombeamento de água com energia solar pode ser um aliado para solucionar este problema, já que é um sistema confiável, econômico e sustentável”, acrescenta. 

Para suprir essa necessidade, as bombas movidas à energia solar ─ de superfície ou submersas ─ para pequenas vazões são ideais para o uso domiciliar. A vantagem é possibilitar o acesso à água sem precisar de rede elétrica, bateria nem gerador e ter custo zero de energia ou combustível. “A instalação também é fácil e rápida, é um sistema de baixa manutenção e alta confiabilidade, movido por energia limpa, renovável, inesgotável e silenciosa, e tem um bom custo benefício, baixo investimento inicial e menor tempo de retorno desse investimento”, destaca.

Na prática, o sistema para o funcionamento do sistema é feito a ligação dos painéis até a bomba, que então é posicionada no poço ou reservatório. “O painel solar fotovoltaico concentra toda energia captada através do sol e alimenta a bomba, que começa a trabalhar e bombear a água até o ponto de entrega”, explica o sócio-diretor da NeoSolar. 

Para a instalação do sistema em casa é preciso ter uma fonte de água que permita captação e um espaço para instalação dos painéis solares. O sistema ideal varia de acordo com informações sobre vazão diária que se deseja, qual o local de captação, qual a distância e desnível entre o ponto de captação e o ponto de entrega. “Dependendo desses parâmetros, o custo de um sistema para bombear água a partir da energia solar é de aproximadamente R$ 1 mil”, comenta.

Além do uso domiciliar, o bombeamento solar é muito utilizado na agricultura e pecuária, em que atua com maiores vazões. Também pode ser utilizado para abastecimento e transferência de água entre tanques, e para retirar água de poços para dessalinização e purificação.

Presente há quase dez anos no mercado de energia, a empresa oferece equipamentos e serviços para energia solar fotovoltaica e infraestrutura para recarga de veículos elétricos. Foi pioneira na instalação de um sistema de energia solar conectado à rede elétrica no Estado de São Paulo e é a principal distribuidora de equipamentos para sistemas off grid do Brasil.  A empresa oferece cursos em sua sede, em São Paulo, onde possui um completo centro de treinamentos para energia solar e mobilidade elétrica, onde de mais de 2 mil profissionais já foram capacitados.

Fonte: www.portalsolar.com.br veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: