Brasil atinge marca recorde de 500 mil unidades consumidoras de energia solar

Limpa, renovável e de baixo custo, a energia solar pode ser produzida em diferentes escalas

Em fevereiro, o Brasil atingiu a marca recorde de 500 mil unidades consumidoras de energia solar fotovoltaica distribuída (GD), sendo a maior parte instalada em residências (73,6%), segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

De acordo com a organização, pequenos comércios já respondem por 16,6% do total de consumidores, seguidos pelo setor rural (7%), e pela indústria (2,4%). Para atender a essas 500 mil unidades foram instalados 400 mil sistemas solares, somando o investimento de R$ 23,1 bilhões.

Economia e sustentabilidade

Os painéis são instalados em até dois dias, dependendo das características do sistema e, no geral, não é necessário fazer obras para suportar a instalação, já que basta anexar ao telhado e conectar com o sistema de rede elétrica local.

Outra vantagem da energia solar é que ela pode significar uma diminuição nos gastos com energia para o consumidor, com uma redução de até 95% na conta luz, de acordo com o sócio proprietário da Topsun. Os benefícios de gerar a própria eletricidade vão além e se estendem desde o cuidado com o meio ambiente até a valorização do imóvel.

Benefícios

Entre os principais benefícios para o uso da energia solar está o fato de depender de uma fonte inesgotável e gratuita: o Sol. Como o Brasil está posicionado em uma região de grande incidência de luz solar, o uso dessa energia é viável em praticamente todo o território nacional.

Indústria e agronegócio

A energia solar também surge como a melhor alternativa para indústrias e agronegócio. Nas agroindústrias, esse tipo de tecnologia pode ser empregada para trazer ainda mais economia e eficiência para a produção.

Fonte: www.g1.globo.com veja mais no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário e nossos consultores de engenharia elétrica e solar entrarão em contato: